terça-feira, 22 de novembro de 2016

Memórias da minha Infância


A MORTE DO MEU PAI


Memórias de criança, pois não me  recordo,pelo menos como criança que devia ser,porque sempre tenho na memória,momentos marcantes!
Eram-mos seis irmãos,pai e mãe! mas minha mãe sempre ocupada, tanta filharada
 meu pai era muito doente,a idade das crianças eram entre um ano de idade e os dezassete ,altura em que meu pai adoeceu gravemente,  eu tinha sete anos e já sabia ler e escrever porque aprendia com os meus irmãos mais velhos porque a leitura ,ou seja a escola fascinava-me e meu pai prometia-me que eu ia estudar como eu gostava ,porque queria ser professora, e nesse tempo só se  entrava para a escola com os sete anos concluídos,eu tinha a cabeça cheia de sonhos,
nem me importava de ter que tratar dos dois irmãos mais novos que eu! de quatro anos e outro de um
eu queria era ir para a escola ,e era nesse ano precisamente que eu ia entrar e fazia os meus sete anos
estávamos em Fevereiro de mil novecentos e cinquenta e quatro,eu fiz sete anos no inicio deste mesmo mês, e já me sentia alguém porque ia para a escola em Outubro, imaginem tanto tempo ainda ,
mas lá ia cuidando das crianças mais novas e fazer o lume para aquecer o almoço que a minha mãe deixava feito quando deixava ,porque era eu com sete anos que já cozinhava muitas vezes também ,
e meu pai piorava a olhos vistos, recordo-me dele muito tempo doente só muito vagamente me recordo pelos dois ou três anos ir à pesca com ele e os meus irmãos ,enquanto a minha mãe lavava na ribeira, a roupa de todos e ainda era lavadeira para fora para poder ajudar nas despesas,
voltando atrás um pouco ,pois a minha alegria durou pouco tempo nesse mesmo mês de Fevereiro no dia vinte e sete ,meu pai falecia, nem teve a oportunidade de me ver na escola,que ele tanta vez me ajudou a criar sonhos ,que nunca foram possíveis,mas fui para a escola mas já tudo era diferente ,já não sonhava não idealizava uma profissão , tudo tinha morrido em mim tinha que ser uma dona de casa, porque eram quatro rapazes e duas raparigas mas eu era a mais velha ,e então os rapazes iam semeando as hortas que tínhamos que o meu pai tratava ,apesar de ele trabalhar nas minas mas também se colhia parte do sustento assim ,e claro como é óbvio,tive que trabalhar ajudando a minha mãe nas tarefas , se até aos sete anos não fui criança ,,,,,,,,,,,,,,,imagine-se daí para a frente ,,,,,,,,,,,daria um outro texto ,,,,,,,,,,,bem alongado ,,,,,,,,,,,,,meu pai faleceu com quarenta e um anos de idade ........

Joana Rodrigues

Sem comentários:

Enviar um comentário